a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

31/01/2021

Ou é tudo abusos?

Agora a sério, se os frasquinhos vêm com cinco doses lá dentro, que eu já vi de relance ali na televisão, e houver, por exemplo, dezasseis pessoas na lista para vacinar num dado local de vacinação, daí o nome, de quantos frascos vamos precisar? Quatro. Mas do quarto frasco só sai uma dose. Sobram as outras quatro. Que entretanto já perderam a sua condição criogénica de setenta graus negativos, coitadinhas, uma vez que um enfermeiro de sangue quente pegou no frasquinho, ou enfermeira. Não sendo o dito um frasquinho que deite muito corpo, não lhe será difícil sentir-se confortavelmente quentinho num piscar de olhos.

E depois? O nosso enfermeiro volta a meter o frasquinho requentado dentro da mala do frio para levar as quatro doses de regresso à base? Pergunta ali em redor quem quer levar uma dosesinha de oferta já que aqui estamos? Ou encolhe os ombros e descarta aqueles quatro tesourinhos como resíduos?

18 comentários:

  1. Certo, certo Susana...mas será que os Bombeiros ou o INEM que tantos velhotes transportam não têm assim alguns na vizinhança que possam vacinar?
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei.
      Mas acredito mais facilmente que as pessoas do INEM agiram de boa fé do que o inverso. Aliás, a cena da pastelaria eles já explicaram, vi há pouco.
      Custa-me sempre muito assistir à facilidade com que se aponta o dedo aos outros, sem se fazer ideia de como é estar no seu lugar, naquelas condições.
      Um beijinho e boa semana, querida CC.

      Eliminar
    2. Eu ouvi a declaração do médico e acreditei nele, pareceu-me sincero. Ele disse que acima de tudo era médico e que a missão dele era salvar vidas; se aquelas 11 pessoas ficaram protegidas tanto melhor, foi preferível usar as vacinas do que deitá-las para o lixo.

      Abracinhos para as duas!
      🌿🌼
      Maria

      Eliminar
    3. Ligavam para a Rede Social da autarquia que monitoriza os idosos e até tem normalmente informação daqueles que vivem sozinhos e isolados e perguntavam-lhes se a queriam, estão fora dos lares e tardam a ser vacinados. Li-vose posso compreender que não seja por mal, mas continua a não me parecer bem, foi muito pouco profissional.
      ~CC~

      Eliminar
    4. E o tempo, CC, o tempo, e os telefones que ninguém atende, e as autorizações, e, e, e?
      Depois davam um placebo (ou pior, sabemos lá o que lhes faria...) aos velhinhos e ficávamos todos felizes...
      E contra mim falo, que estou sozinha em casa com a minha mãe, e ninguém atende quando tento falar com alguma 'entidade oficial'.

      Agora aquela história de meter nomes de alguns figurões nas listas dos lares e afins já condeno veementemente.
      Beijinho e um dia azul!
      ��

      Eliminar
    5. Não deve ser simples gerir toda a organização das vacinas, na verdade. Não é só fazer listas de nomes e fazê-las cumprir, é também o transporte e manutenção daquela temperatura baixíssima e depois a gestão das sobras.
      Infelizmente há os abusadores nojentos. Mas também há quem faz omoletes sem ovos o melhor que sabe e não pode ser a esses que se aponta o dedo.
      Mais beijinhos às duas :-)

      Eliminar
  2. Pois eu, acho que eles fizeram muito bem, não o fazendo, como diz e bem, iam para o lixo. Usarem sobras em gente que não está em listas, não me incomoda nem um pouco, e o custo delas sairão, por certo, do bolso de todos nós.
    Agora a sério, parece que andam a brincar arranjando problemas onde não encontro, para esconder problemas a sério, quiçá.
    Bom dia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando a escolha era ir para o lixo ou aproveitar e dar a quem estivesse perto, eu também optaria por dar a quem estivesse perto. Felizmente parece que já alguém começou a tentar organizar a coisa como deve ser. Oxalá.
      Boa tarde, noname! :-)

      Eliminar
  3. O que eu penso é que Portugal está cheio de gente com a mania da esperteza saloia!
    -
    Tenho ciúmes, confesso ao céu estrelado
    -
    Beijo. Uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está, infelizmente também é verdade.
      (e eu a pensar que a Cidália não lia os posts!)
      Um beijinho e ótima continuação de semana:-)

      Eliminar
  4. Triste é termos chegado aquele ponto, sem um plano concreto, nem uma lista de nomes. Em Portugal parece que só se pega num papel, depois da notícia passar na TV.
    Não culpo o médico do INEM, culpo está falta de planeamento. O frasco tem validade de 6 horas, é perfeitamente exequível ter um lista de bombeiros, por exemplo, para eventuais sobras.
    É que nem é difícil. Basta pensar ou copiar quem pensa.
    Todos merecemos e aguardamos uma vacina, especialmente para os mais velhos e doentes, assistir a está falta de prioridade custa. E sim, deve ser apontado.

    Dito isto, um abraço fevereiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia que a validade é de 6 horas, até pensei que fosse menos. Assim fico mais descansada.
      Mas concordo totalmente, quem tem ali a "criança" nos braços e se depara com o resultado da desorganização, tem de decidir como pode e não deve ser culpado!

      Abraço fevereiro de volta! E beijos também fevereiros, já agora :-)

      Eliminar
  5. Ou a questão também poderá ser, serão todos os abusos condenáveis?
    Quando ouves a justificação fica impossível condenar a atitude de não desperdício, afinal, estás perante um bem escasso e o objectivo é a vacinação de toda a população. Acontece que foram estabelecidas regras quanto à ordem, nós sabemos que começa por uns e depois são outros, portanto, há um plano, pelo que, se te puseres a vacinar de tua livre recriação, estás sim a cometer um abuso, mesmo com a melhor das intenções, e que, não tendo sido o caso, poderá abrir portas a toda a chica-espertice, que infelizmente existe muito e muito menos bem intencionada. É por isso que concordo inteiramente com a CC em relação ao que deveria ter sido feito. Para além disto, a primeira pergunta que fiz foi: Mas por que raio é que sobram vacinas? Mas será tão difícil fazer a contabilização das pessoas e disponibilizar apenas o número exato de vacinas, estando a coisa a ser feita por sectores, vou dizer assim.
    Enfim, vivendo e aprendendo e espero que vá sendo corrigido. Já agora, este tipo de situações tem acontecido pelo mundo todo, andamos todos um bocado "a apanhar bonés" com esta situação toda, e, a corrigir, muitas coisas, em cima do acontecimento. vamos ver se passa a correr cada vez melhor.

    E, apesar de tudo, um muito bom resto de dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que todo o processo tem é de ser cumprido e ponto final. O que estava a faltar (talvez à data de hoje já esteja tudo mais em ordem) era a organização, a logística das senhoras vacinas.
      Eu acho que quando se leva as vacinas às pessoas - como tem acontecido nesta fase - e os frascos têm 5 doses (pelo menos pelo que vi), ou se leva uma lista com um número de pessoas múltiplo de 5, ou então das duas uma: se não sobram vacinas é porque faltaram. E acredito que ninguém pensou, nos primeiros tempos, neste detalhe, tal era a pressa de começar a vacinar.
      Quando, mais tarde, forem as pessoas a ir ao centro de saúde, já este problema das sobras não se colocará, suponho.
      Agora digo eu: vai correr tudo bem. E os prevaricadores, como em todos os setores da vida, que sejam devidamente punidos.
      E cá temos mais uma tertúlia das boas, não temos? :-)
      Um muito bom fim-de-semana!

      Eliminar
  6. Falta de planeamento e antecipação! É o resumo de tudo em Portugal!
    É triste pensar assim, mas é o que se vê constantemente.
    Não houve nenhuma alma iluminada que tivesse pensado nisso?
    Pois. É óbvio que não!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. QUerida mafy, há quanto tempo!
      Espero que estejas bem :-)

      (talvez isto tenha servido de aprendizagem e melhoria do processo daqui para a frente)

      Eliminar
  7. Parece que as instruções eram:
    1 frasquinho = 5 doses
    e depois alteraram para:
    1 frasquinho = 6 doses
    daí as sobras, penso eu.

    Na Alemanha foi pior:
    1 fraquinho para cada bracinho!
    (nem quero imaginar a dose de anticorpos gerados por 6 doses!!!)

    Enfim, andamos todos em treinos, o que até certo ponto é compreensível, é tudo novo...
    O que eu acho incrível são os outros casos de pessoas que ultrapassam pela direita, if you know what I mean.

    Bom Fevereiro, Cláudia.
    Saúde!
    🌿🌼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria, pelo que acrescentou e também pelo "Bom Fevereiro".
      Bom Fevereiro e saúde para si também!

      Eliminar