a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

28/02/2021

Centro de dia

Ainda eu andava em trajos menores pela casa, já estava o senhor Valério fazendo uso da sua cópia da chave a meter o seu pai no pomarzito que nos serve de jardim para ele podar as árvores. Ele o pai. As árvores são como já se percebeu de frutos. Mas tirando a pereira que dá umas pêras e pêras, e a oliveirazinha por causa das folhas inconfundíveis, eu não sei de que frutos estamos a falar porque estas árvores não se chegam à frente no que toca a dá-los. Porém o que interessa agora é que o senhor Valério me havia prometido vir trazer o seu pai às dez e, se muitas vezes ele aparece depois da hora prometida, ou não aparece de todo, hoje optou por vir - vá-se lá saber porquê - muito antes dela. Nem bebi o café como deve ser escondida atrás da janela. Entrei apressadamente para o duche imprescindível antes de aparecer ao senhor António, pai do senhor Valério, completamente pronta.
O senhor António está bastante animado a cortar os ramos que ele considera demasiado compridos às árvores, incluindo a que está toda florida de branco e que eu adorava saber que fruto irá ela proporcionar um dia quando se decidir a isso. Para não dar assim muito má imagem, e eu supondo este meu interlocutor um conhecedor da poda, aproveitei enquanto ele tomava o café que lhe ofereci e comentei ao de leve, Nunca sei muito bem se aquela com as flores brancas é macieira ou... Não, talvez pessegueiro ou nectarineira... Nectarineira nunca eu tinha ouvido senão agora mesmo dito por mim, portanto substituí imediatamente por árvore que dá nectarinas.
- É isso, é - esclareceu o senhor António.
- Isso o quê, pêssegos ou nectarinas?... - tenho uma vaga impressão que macieira não será, que essa está mais a nascente e dá flores cor de rosa, que lá flores elas sabem dar. 
- Ou pêssegos ou nectarinas. 

Hum. Há pois que esperar que a dona árvore se decida produzir qualquer coisa que se coma para ficarmos a saber. Mas logo a seguir o senhor António colmatou a sua falta de conhecimento botânico ou agrícola.
- Um dia destes trago cá as minhas ovelhas para lhe desbastar esta erva!
- Ovelhas?... - normalmente prefiro cabras, mas ovelhas também pode ser.
- Sim tenho lá duas ovelhitas que gostam muito desta erva. Vinha cá deixá-las de manhã e buscá-las ao fim do dia.
(Tipo creche ovina. Ou centro de dia.)
- Pode vir trazê-las quando quiser, senhor António. Se vier já amanhã é preferível, porque eu ainda cá estou e sempre dou um olhinho nelas.

(E tirar-lhes muitas fotografias e guardá-las na memória, evidentemente. Já disse que não tenho facebook nem instagram. Também não tenho mbway nem bimby. Nem paciência. Mas vou ter duas ovelhas por um dia.) 

12 comentários:

  1. E agora a Susana está feliz que nem uma Petite Princesse: pode fotografar as ovelhas à vontade e escusa de pedir ao Saint-Exupéry para lhe fazer uns desenhos, né?
    Depois queremos reportagem fotográfica, pode ser?
    E talvez com a Miss Marble lá pelo meio: isso seria mesmo o ideal 🐑🐈🐑
    Isso das árvores é que vai ser um suspense Hitchcockiano, vai ter de esperar para saber: como é possível um camponês não conhecer as árvores?
    Quando derem os frutos até nós, raparigas citadinas, adivinhamos logo. Quando me transformei numa country girl sofri para descobrir o nome das árvores ornamentais, ninguém sabia o nome, tive de pesquisar em enciclopédias (não havia net) e ainda hoje há por aí algumas anónimas.
    Ora, são árvores, dizem eles 😂

    Beijinho, Susana, e bom fds.
    🌿🌼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E estive mesmo feliz todo o dia ao sol, que o esteve belíssimo! Mas as donas ovelhas não vieram, foi pena.

      E tem razão: temos aqui um suspense Hitchcockiano!! (esta não foi a palavra mais fácil de escrever, pois não?...)

      Também eu padeço dessa mesma vontade de querer saber os nomes botânicos todos, pelo menos os que me rodeiam. Aos poucos, aos poucos, ainda faltam tantos!

      Um beijinho, Maria, e boa semana :-)

      Eliminar

  2. Será que o Valério é meu familiar? ( Ricardo Valério, ... eu )lol
    O sr António não sabia mas disfarçou bem. E até se mostrou cuidadoso ao dizer que trazia as ovelhas para comer a relva. Ou seria mais um critica ao desleixo de deixar crescer a relva?
    .
    Um domingo feliz
    Abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O senhor Valério não se chama assim na realidade, por isso talvez não seja seu parente, Ricardo, mas nunca se sabe.

      Boa semana.

      Eliminar
  3. O Sr António "descaçou" bem a bota! Lool
    *
    "A vida é uma passagem..."
    *
    Um excelente Domingo... em casa
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Que inveja .....
    Também gostava de ter duas ovelhas por um dia!
    Feliz domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ainda não foi desta que vieram as lãzudas :-)
      Boa semana, Ana!

      Eliminar
  5. (Centro de dia) :-)

    (E o senhor António que adivinhou aquela tua ideia de negócio de limpeza de terrenos cem por cento natural, já viste, Susana?)

    Um muito bom resto de semana e fim de semana e assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha chériem, tu lembras-te disso??? EU também me lembrei, claro está (embora a minha ideia fosse com cabras), mas achei ser a única.

      Que leitora tão querida, Cláudia :-)

      Eliminar
  6. Estava há pouco a ralar cenoura (no singular), e a pensar como gosto de cenoura ralada, sobretudo com umas gotas de limão por cima, e como não a faço com a frequência com que devia. E, ainda por cima, por um milagre que não descortino, a dita desdobra-se, e com um exemplar apenas se enche uma travessa. Bíblico, portanto. Exagero, mas não mais de cinquenta por cento. Setenta e cinco, vá. E divago, o que é pior. Vem isto a propósito do MBWAY, que acho quase tão bom quanto a cenoura ralada, desde que ajustadas as expetativas, naturalmente. E que uso mais do que o ralador, noto agora, enquanto aqui escrevo. E recomendo! (Com ponto de exclamação e tudo). E, no final, aproveito para desejar um belíssimo mês de março à estimada Susana. (Não sei se as ovelhas comem cenoura ralada, mas sim, também recomendo -- a cenoura, está bem de ver!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que já gosto imenso do mbway só por me ter trazido aqui este comentário do nosso querido e ilustre Dom Xilre!!
      Não sendo o tal mbway uma rede social (penso eu) já estava a ter boas hipóteses comigo, mas agora claro que está no papo. Vou, portanto, instalar esse aspeto por forma a entrar no maravilhoso mundo mbway, para o qual, aliás, já quase toda a minha família me tentou arrastar, mas eu - é aquilo de não sentir falta das coisas.
      Muito obrigada pela dica, querido Xilre, e pela receita de cenoura também, já agora. (e como a rala, à mão ou com uma app específica?... pronto pronto, não se zangue comigo)
      Um excelente mês de março também para si!

      Eliminar