a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

06/05/2023

Amena corçaqueira

Como queria pegar ao trabalho o mais cedo possível, fui caminhar ainda o relógio andava pelas seis e tal, quase sete. Já fora da aldeia, onde a manhã se encheria de quietude não fosse a primaveril sinfonia dos pássaros, num tímido ramal de terra e muita erva fresca a estender-se a partir do caminho principal na direção do vale, está uma corça macho de porte bastante jeitoso e galhardas hastes, ali toda a olhar para mim como se eu fosse um bicho. Parei a apreciar-lhe a beleza natural quase sem respirar, mas o bicho, ele sim, achou melhor dar meia volta e correr para dentro do bosque de eucaliptos o mais depressa possível, não fosse eu trazer algumas ideias maléficas. Talvez tenha ido chamar reforços, porque muitos minutos depois, quando eu já venho no regresso, estão três exemplares estacionados no meio do tal caminho principal, utilizado pelo carro do padeiro inclusive, ali como se em amena corçaqueira, que é a cavaqueira das corças. De novo parei para observar o espetáculo que me estava sendo dado pela segunda vez na mesma manhã e agora em triplicado, mas os atores optaram por abandonar o teatro das operações e correram outra vez o mais depressa possível para dentro do bosque de eucaliptos onde um ou outro carvalho ainda marca presença no meio da paisagem.

(benditos aqueles que, após os cervídeos terem sido extintos pelos caçadores no final do século passado, introduziram uma centena destes animais na serra da Lousã e agora são aos milhares e encantam-me muito - não sei a quem devo agradecer, mas gostava muito)

4 comentários:

  1. Quando se caminha por caminhos ladeados de vegetação, arvoredo, estamos sujeitas a ver animais. Uns bonzinhos, outros nem tanto. Ainda bem que viu a corça macho e depois três exemplares. Seriam pais e filhote?
    Gostei muito do seu blogue. Fiquei fã e seguidora

    Beijinho e um Sábado feliz.
    *
    Acordo num silêncio sonhador
    */*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas suas simpáticas palavras, Mariete.
      As três corças eram todas grandes, não creio que houvesse ali filhotes, esses veem-se ocm mai sfacilidad enos meses de verão - ainda é cedo para isso. :-)
      Beijinho e outro sábado feliz.

      Eliminar
  2. É tão bom ver esses bichos, é como se se renovasse a esperança...que belos encontros!
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo maravilhos, querida CC. Ontem ao cair da noite fui de carro à esreita e deu para ver uns sete ou oito animais destes. São tão bonitos. E sim, trazem esperança. :-)

      Eliminar