a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

21/05/2016

Tjalp tjalp teren tjalp

Enquanto estendo a roupa, olho o quiosque das flores e vejo que está aberto. É normal estar aberto ao sábado mas não é normal não se ouvir o papagaio. Não oiço o papagaio, pensei. Mas disse.

- O quiosque está aberto – às vezes gosto de ouvir a minha voz, principalmente porque já não a ouvia desde ontem.

E, ao apertar a próxima mola, tenho umas molas de roupa novas muito boas que ainda não começaram a perder as características elásticas ao sol e a partirem-se-me nos dedos, e esta é dessas boas, baixo os olhos para o que estou a fazer e deixo o quiosque das flores para ali sozinho, à intempérie, para quem quiser olhar para ele que eu agora é as molas e a roupa e não é que, totalmente neste momento e completamente de repente, começa o concerto tjalp tjalp teren tjalp, ou seja desata-me o papagaio naquilo do costume?

É claro que estas coisas bonitas têm de ser contadas no blogue da pessoa que tem um blogue. Tenho uma colega que fala assim em relação a ela própria “a pessoa”, e eu sempre achei graça a isso mas nunca lhe disse não vá ela engasgar-se e começar a dizer “eu” e aí perder a graça que lhe acho. Mesmo em dias em que a pessoa devia era trabalhar que nem uma louca até cair para o lado em vez de escrever para o blogue, a pessoa tem de escrever para o blogue estas coisas bonitas.

A pessoa gosta de quem a lê, até gosta é muito de quem a lê. Isto parece que a pessoa pode dizer.

(as molas que ficaram no cesto)

22 comentários:

  1. A pessoa que te lê também gosta muito da pessoa que tu és! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, querida Cuca, e tu, caramba, tu és admirável.
      (pronto, hoje é dia de dizer as coisas)
      :-)

      Eliminar
  2. esta pessoa daqui também gosta muito da pessoa daí. às vezes parece que te adivinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas eu também tenho isso contigo, ana, leio-te e parece que leio sobre mim.
      (é do mês, será do mês? :-))

      Eliminar
    2. eu acho que é mais do que o mês...:)

      Eliminar
    3. e eu tenho a certeza, ana. (sabia que ias pelo menos pensar isso, eu também pensei) :-)

      Eliminar
  3. A pessoa gosta muito da pessoa que gosta de quem a lê. A pessoa sente coisas boas e, à vezes, só às vezes, agora as vírgulas são para dar ênfase, tem medo de mostrar as coisas boas que sente e cala-se. Porém há outras vezes, as que do lado de lá está uma pessoa boa e destemida e que fala.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas hoje mostramos as coisas, está bem, está. tem que estar. :-) Hoje é um dia bom, Gina. É, é.

      Eliminar
    2. Ah ah. Beca-beca e beca-beca, está bem. Vai ter que estar.

      Eliminar
  4. Sabes, querida Susana, que a tua escrita é uma forma de hospitalidade? Um abraço caloroso que respira amizade?
    É tão bom visitar-te :)

    Um abraço apertado, daqueles Extra Extra Large :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha quem fala!
      Querida Miss Smile, um abraço caloroso a respirar amizade e admiração, a ir direitinho daqui para aí.
      É tão bom que me visites. :-)

      Eliminar
  5. Já que há movimentos para tudo, actualmente, pois que se inicie o movimento de regresso das molas de madeira: as que se podiam usar em trabalhos manuais, depois de assaltos consentidos ao cesto de vime onde se bronzeavam ao sol. E das molas se faziam barcos e mares e sóis. Uma espécie de princípio de Lavoisier aplicado às molas, portanto.

    Um bom fim-de-semana, cara Susana :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tipo uma-mola-como-um-átomo?
      Muito querido Xilre, é com bastante alegria que o recebo por aqui! :-) (hoje é dia de, já se disse, não é?)

      E molduras. Também fiz molduras com molas de madeira para oferecer à minha mãe no dia da mãe.

      (claro que no meu cesto, que não é de vime, também se bronzeiam ao sol molas de madeira, mas dessas não falei devido a não precisar de fazer queixinhas delas)

      Bom fim de semana, caro Xilre. :-)

      (em calhando ainda ponho ali em cima uma foto do meu mix de molas da roupa)

      Eliminar
  6. Flores, papagaio, molas e pessoas só podiam dar um bonito post como tu. :))

    Beijinhos, Susana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lido pelos teus lindos olhos à sombra da pala desse chapéu que me faz sempre olhar para ele. :-)

      Beijinhos, Ava, obrigada.

      Eliminar
  7. Fiquei presa. E logo num sábado nublado. Não há mola melhor que boa conversa, seja ela falada ou escrita.
    bom fim de semana, Susana.
    Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mia, venho soltar-te embora goste que fiques aqui presa a gozar a vida comigo.
      Que bom veres as coisas assim. :-)
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  8. E eu que tenho um fraco por molas... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu que me lembro de um post teu em que perguntavas aqui à malta como é que geria as suas molas, se as deixavam na corda, se as apanhavam e recolhiam para o cesto ou se outra coisa qualquer destas... :-) não foi?

      Eliminar
  9. Uma pessoa vem aqui e fica maravilhada com esta prosa sobre molas. As molas são afinal um belo assunta para a prosa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida GM, esta pessoa fica é maravihada com comentários como este. :-)
      Eu gosto de me encontrar junto ao estendal da roupa, gosto do ciclo da roupa numa casa, é uma espécie de seiva da família que circula junta. É a vida a acontecer. :-)

      Eliminar