a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

02/03/2020

A jardineira

Não se trata daquele prato com batatas, ervilhas, cenouras e carne que eu comi uns milhares de vezes na infância e que não apreciava especialmente devido à carne, às ervilhas e às cenouras. Só as batatas é que ainda vá lá. Não se trata. Trata-se, antes, da nova jardineira estagiária que pretendia parece que realizar um pequeno projeto de jardinagem consistindo em transplantar o exemplar exótico e raro que eu trouxe para me alindar a sala no pós-obras das quais já se falou aqui um bocado. A jovem jardineira procedeu primeiro a uma avaliação da envergadura da obra, depois meteu mãos ao trabalho, mãos quer dizer, é uma maneira de falar, ora ela escavou, escavou, a seguir criou distanciamento para avaliar o resultado (isto concluo eu, já que ela é de poucas falas) e depois escondeu-se, porquê não se sabe. Parece um mistério.
A transplantação não foi bem sucedida, mas o exemplar exótico experimentou ângulos diferentes, alternativos (que eu, receosa, me apressei a corrigir).

Isto serão, penso eu, saudades da terra. 

Segue a reportagem em imagens para alindar agora aqui.

16 comentários:

  1. É a tal coisa: "gato escondido com o rabo de fora"

    😁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato! Como diria uma das minhas irmãs, "logique du pomme de terre" :-)
      Olá Gina, sua marota :-)

      Eliminar
  2. Todos os gatos gostam de trabalhos de jardinagem.
    Se o vaso for suficientemente grande também gostam de lá dormir, com as inerentes consequências negativas para as plantas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então a característica pertence à espécie, hum.... esta "jardineira" aqui de casa só muito recentemente descobriu esta pobre planta que ora tomba para a direita, ora para a esquerda, enfim.
      É uma aventura :-)

      Eliminar
  3. ... e a pior das consequências é a urina, pois precisam de terra e plantas, por várias razões.

    Sugestão: arranja uns vasos transparentes de acrílico, enche-os de boa terra, atira para cima da terra a famosa erva gateira, bota-lhe auga de quando em vez, e em pouco tempo esse gaats terá, não só a terra, mas uma erva boa para petiscar (e que ajuda a regurgitar os tufos de pelo resultantes da auto lavagem :), afastando-se de onde não deve estar :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mas esta bichinha sabe muito bem ond efica a sua casa de banho, é muito asseada. :-)
      Mas que bela ideia a da planta gateira! Vou procurar. Obrigada, alex!
      :-)

      Eliminar
    2. Atenção, que a maior parte que se encontra não vale um caracol. Se a tua não der, apita, envio-te da que me encontra uma veterinária amiga, a custo zero :*

      Eliminar
    3. Combinado, muito obrigada, alex. :-)

      Eliminar
  4. enquanto tudo estiver inteiro... é uma sorte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem... já houve uma baixa, de facto: a árvore de natal. Ficou género design-gourmet com os ramos a apontar para baixo em vez de para cima.
      Olá Manel! :-)

      Eliminar
  5. A Susana já é uma verdadeira amante de gatos!
    Os verdadeiros apreciadores destes pequenos felinos quando o gato faz um disparate (como tirar terra do vaso) em vez de o enxotar, tiram-lhe uma ( ou várias) fotografias.:D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu sempre fui amante de gatos (e de cães), só que não podia exercer este amor pelos gatos devido à brutal alergia. A tal que se foi. :-)

      Pois claro, a memória do telefone já não tem espaço, de maneira que já fui encher as nuvens de fotografias, felizmente há essa hipótese. :-)

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Traído ou encantado?
      Ó Diogo, isso é praticamente fofinho. :-)
      (há quanto tempo não vinhas cá bater um papinho...)

      Eliminar
    2. Confessa lá que estas fotografias são quase tão lindas como as tuas, mas muito mais adoráveis? :-)

      Eliminar
    3. Os dois, na verdade; e olha que eu já fui mais de gatos. :)

      Ando sempre em visitas, silenciosas. ;)

      A última está um duplo encanto: o sofá, a luz, o rabo da jardineira "estagiária", hahaha! Adoráveis, travessamente adoráveis!

      Eliminar