a voz à solta


Se leio, saio de mim e vou aonde me levam. Se escrevo, saio de mim e vou aonde quero.

31/03/2020

Um post por dia até ao fim do Corona - 16

Cá temos mais uma contribuição da convidada especial, ma petite soeur, fait attention!

*************************
Com certeza que, assim como eu, os meus amigos condutores que se deslocam em autoestrada com três faixas já repararam num flagelo chamado "condutores de faixa do meio". 

É bastante antiga a fama que têm os molengas de estrada de andar a pisar ovos. Em situações extremas, já sem paciência, o meu avô dizia que eles estavam a separar a clara da gema, o que eu sempre achei um piadão, essencialmente porque sentido de humor não era uma das qualidades do meu avô.

Então, já repararam certamente que esses condutores super zen, por vezes, circulam calmamente na faixa da direita, cumprindo (e muito bem) o limite de velocidade em que se sentem confortáveis (ou seja, MEGA devagar!) e subitamente, assim que veem uma saída, se atiram para a faixa do meio, em pânico que a faixa da direita sucumba e os leve a um universo paralelo em chamas, governado por hienas gigantes e famintas, ou coisa que o valha. 

Certo dia, um desses condutores, em plena A5, além de recear ser engolido pela faixa da direita, precaveu-se e, depois de se atirar com toda a pujança para a faixa do meio, logo em seguida, fez o mesmo para a da esquerda, onde eu estava, não fosse acontecer o mesmo à do meio, provocando, no meu pobre peito uma taquicardia que esteve a um danoninho de me levar à urgência do hospital mais próximo. E depois lá continuou, calma e alegremente, em velocidade tartaruga, em direção ao seu destino, na faixa da esquerda. E eu fiquei a hiper ventilar e a controlar o ataque de pânico que o moço (ou moça, não sei) me provocou. 

Assim, envio por este meio uma carta aberta aos adeptos do pisamento de ovo nas estradas portuguesas. Afinal, as redes sociais são um ótimo meio para estes desabafos. 

Então, aqui vai:

Caro amigo comparsa condutor que pratica ioga ao volante em plena autoestrada,

Vamos lá a ver, se a dita estrada está equipada com três faixas, há que utilizá-las à vontadinha, mas convenientemente. A faixa da direita é para circular a malta toda, que vive em estado permanente de calma (que eu muito admiro e invejo), a qualquer hora do dia ou da noite, dando oportunidade a toda a família de usufruir das belas paisagens portuguesas com todo o pormenor. Mas não receie, caro amigo. A faixa da direita não se evapora como álcool em dias de verão. Se o meu amigo estiver atento às setas que aparecem desenhadas no asfalto, as mesmas indicam quando há uma faixa que vai acabar, e tal não acontece assim, num estalar de dedos ou num piscar de olhos... a coisa dá-se com calma. E há tempo para mudar de faixa com toda a segurança. Muito tempo aliás, tendo em conta a velocidade a que o meu amigo se desloca. Assim sendo, atente às indicações que lhe são fornecidas no chão ou nas tabuletas que são tão úteis a todos e deixe-se estar na sua faixa sem se atirar para cima do resto do pessoal que não partilha dessa sua qualidade de circular com toda a calma do mundo.
Pode ser?

Pronto, já desabafei. A liberdade de expressão é fixe. Obrigada, Capitães de Abril!

Catarina Rodrigues

8 comentários:

  1. Olá, bom dia:- Esse é um defeito de uma grande percentagem de condutores/as. Atiram-se para outras faixas sem olhar por um instrumento do carro que se chama ( ou chamam-lhe...): Espelho retrovisor.

    Se calhar muitos acidentes ocorrem por mera incúria dos condutores/as. Não tenhamos dúvida nenhuma sobre isso.
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  2. mas não é no meio que está a virtude?

    ResponderEliminar
  3. ahahah, pisar ovos, separar gema da clara, para os meus lados condutores de domingo.
    Bem apanhado, sim senhora, e chegou em boa hora estava mesmo a precisar de dar uma gargalhada.

    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que bom que é contribuir para uma gargalhada, em especial quando é precisa 🙂

      Uma boa noite, noname

      Eliminar
  4. Para breve, uma carta aberta a outro flagelo da autoestrada: os apressadinhos da faixa da esquerda.

    🚗

    ResponderEliminar
  5. Um texto irónico e muito bem esclarecido. Hahahahha. Também uso a expressão do pisar ovos.
    -
    Num reboliço extremo de emoções
    -
    Beijos, boa noite..." Vai tudo ficar bem"!

    ResponderEliminar
  6. Um abraço da condutora da faixa da direita, mesmo quando não tem tempo. Tenho enjoos com a velocidade:)
    ~CC~

    ResponderEliminar